Livros e filmes

Esta é uma sugestão de bibliografia básica sobre celtas e Druidismo. Boa sorte (vai precisar para encontrar os livros) e boa leitura!

1) LIVROS 

Livros em português sobre celtas e Druidas são poucos, geralmente difíceis de achar e nem sempre o que se acha é satisfatório.

Para começar, o melhor bê-a-bá sobre o assunto é um livro da coleção POVOS DO PASSADO, editado no Brasil pela Melhoramentos:

 PLACE, Robin. Os celtas. São Paulo: Melhoramentos,1989.

IMPORTANTE: Para se ter uma boa noção básica sobre paganismo, e até para entender melhor os celtas, vale a pena ler também outros livros dessa mesma coleção. Essa coleção é fácil de se achar em livrarias, sebos e até em bibliotecas públicas.

– Os Saxões
– Os Normandos
– Os Vikings
– O Cotidiano Europeu na Idade Média

 Outros livros básicos – e muito interessantes:

MAY, Pedro Pablo. Os mitos celtas. São Paulo: Angra, 2002.

RUTHERFORD, Ward. Os druidas. São Paulo: Mercuryo, 1992.

Sobre o Brasil e a cultura celta:  o livro abaixo é fácil de se encontrar em grandes livrarias como a Saraiva:

CANTARINO, Geraldo. Uma ilha chamada Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

Para se aprofundar mais no assunto celtas/Druidas, o melhor é se garantir com livros escritos por acadêmicos (historiadores, arqueólogos). Não é que acadêmicos não comentam erros; é que eles pensam duas vezes antes de falar ou afirmar qualquer coisa, pois não vão arriscar sua reputação acadêmica por causa de bobagem. Então os livros que eles escrevem costumam ser mais confiáveis que livros esotéricos escritos por leigos, que às vezes “viajam” um pouco na fantasia e não têm muito compromisso com a História.

Dos livros acadêmicos escritos em português, muitos estão esgotados, ou são publicados por editoras portuguesas e por isso, têm que ser encomendados. Vale a pena também procurá-los em sebos (lojas de livros de segunda mão), pois às vezes se acham preciosidades, se houver persistência. Vale a pena estar sempre procurando. Algumas sugestões para procurar:

GREEN, Miranda. Os mitos celtas. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

JACOBS, Joseph. Contos de fadas celtas. São Paulo: Landy, 2002.

——————. Mais contos de fadas celtas. São Paulo: Landy, 2002.

JONES, Prudence e PENNICK, Nigel. História da Europa pagã. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1995.

LE ROUX, Françoise & GUYONVARC’H, Chrisitan-J. A Sociedade Celta. Mem Martins: Europa América, 1995. Revista Vernáculo, n. 17 e 18, 2006 158

________________. A Civilização Celta. Mem Martins: Publicações Europa América, 1999.

MARKALE, Jean. Merlim, o mago. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.   

POWELL, T.G.E. Os celtas. Lisboa: Editorial Verbo, 1958.

VARANDAS, Angélica. Mitos e lendas: Celtas, Irlanda. Lisboa: Centralivos, 2006.

VASCONCELLOS, Laura. Histórias da mitologia celta contadas em língua portuguesa. Lisboa: Guimarães Editores, 2001. 

—————– . Contos da mitologia celta. Lisboa: Guimarães Editores, 2001.

Para quem lê em outros idiomas, é possível encomendar livros do exterior por meio de livrarias especializadas (como a Leonardo da Vinci, no RJ) ou pela amazon.com. Autores reconhecidos como Jean Markale, James MacKillop e Miranda Green têm vários livros publicados em inglês, francês e espanhol. O problema é o preço desses livros.

BRUNEAUX, Jean-Louis. The celtic gauls; gods, rites and sanctuaries.

————————–. Les religiones des galoises.CUNLIFF, Barry. The ancient celts.

CURRAN, Bob. The Creatures of Celtic Myth. UK: Cassell & Co, 2000.
GREEN, Miranda. Dictionary of celtic myth and legend. London: Thames and Hudson, 1992.
MACKILLOP, James. Dictionary of celtic mythology. Oxford: Oxford University Press, 1998.
MARKALE, Jean. The celts. Vermont: Inner Traditions, 1978.
___________. Women of the celts. Vermont: Inner Traditions, 1986.
___________. Merlim, priest of nature. Vermont, Inner Traditions, 1995.
___________. The druids. Vermont: Inner Traditions, 1999.

PIGOTT, Stuart. The druids. London: Thames and Hudson, 1968.

2) FILMES

Além do Asterix, que é sempre diversão garantida, há os filmes abaixo, mas devem ser vistos com um certo cuidado:A LENDA DE UM GUERREIRO (“Druids”). França, Canadá, 2001. Direção: Jacques Dorfmann.

Com Christopher Lambert e Klaus Maria Brandauer. Este filme é baseado no livro Da Guerra na Gália, de Júlio César. Mas vê a história do líder Vercingentorix de um ponto de vista bastante gaulês… Figurinos, cenários e fatos são razoavelmente fiéis, apesar do orçamento curto.

A RAINHA DA ERA DO BRONZE (“The Warrior Queen”).EUA, 2003. Direção: Bill Anderson. Com Gary Lewis, Steve Waddington.

Desconsidere a escorregadela histórica do título em português. Boudicca, a personagem central do filme, é a rainha celta que lidera uma rebelião contra o Império romano, após ter sido surrada, e ter suas filhas estupradas pelos romanos. A cena é muito forte, muito violenta; portanto, aconselho a assistir sozinho a esse filme, e manter a fita longe do alcance de crianças. O filme suaviza e quase omite o desejo de vingança de Boudicca  (quem leu a história dela sabe que a vingança dela foi mais do que o mostrado no filme) e tem umas outras “licenças poéticas” que, infelizmente, acabam comprometendo a informação histórica do filme.

EXCALIBUR. EUA, 1981. Direção: John Boorman. Com Nigel Terry, Helen Mirren, Nicholas Clay.

O único filme sobre o tema do Rei Arthur e Merlin que enfatiza o caráter lendário e mitológico dos personagens arturianos. É um filme totalmente simbólico, e o simbolismo é totalmente pagão, cheio de elementos da mitologia celta e da mitologia nórdica / germânica. Aliás, como as LENDAS arturianas, às quais o filme é fiel. Mergulhe no mito, na alma pagã celta, germânica dos relatos medievais, muito posteriores ao Artur histórico. O Merlin desse filme é definitivamente o melhor de todos os filmes até hoje.

3) BLOGS 

Abaixo, segue uma lista de nossos blogs, onde  disponibilizamos textos com nossa visão de Druidismo e mais informação.  Esperamos que possa ser útil: 

Blog Escola Gergóvia  – www.escolagergovia.blogspot.com

O Blog da Druidesa – www.bandruir.blogspot.com

Esperamos que esta sugestão de bibliografia tenha sido de alguma ajuda. Caso queira trocar idéias conosco sobre os livros e filmes aqui citados, ou outros que você tenha encontrado em sua busca, ou sobre nossos artigos nos blogs, junte-se a nós em nossos espaços virtuais de conversação sobre Druidismo e cultura celta:  

Grupo GERGÓVIA Escola de Druidismo no Facebook:  https://www.facebook.com/groups/escolagergovia/

Lista Gergóvia no Yahoo Grupos:  http://br.groups.yahoo.com/group/Gergovia